Coquetel de Sagu e Frutas

image_pdfimage_print
Coquetel de Sagu e Frutas

Coquetel de Sagu e Frutas

Você sabia que existe uma planta chamada saguzeiro? É uma espécie de palmeira de onde se extrai o amido encontrado no interior do tronco dessa planta e é muito utilizado como alimento básico no Extremo Oriente.

Os portugueses associaram o sagu à goma que os índios extraíam da mandioca, a qual chamam de tapioca. Estabeleceu-se que a fécula da mandioca granulada em formato de pequenas pérolas seria chamada “sagu” no português do Brasil.  O sagu brasileiro é feito de fécula de mandioca, que por sua vez é um subproduto da moagem do tubérculo para a confecção de farinha.

E olha só que interessante:

-Nos Estados Unidos, o sagu brasileiro é chamado de “tapioca em pérola”.

-Em 2008, o chef norte-americano Andrew D’Ambrosi venceu um campeonato de culinária em reality show com uma receita de Faux Caviar (Falso Caviar), usando sagu tingido com urucum e temperado com suco de laranja.

-Chefes brasileiros fazem o falso caviar cozinhando as pérolas de sagu de mandioca em molho de soja e caldo de peixe temperado com Hondashi.

Essa receita com suco de laranja é da vovó Ruth e fica ainda mais gostosa e nutritiva quando adicionamos as frutas picadas para ser consumido como um coquetel de frutas. Fica uma delícia refrescante!!

Ingredientes:
1 xícara de sagu
2 xícaras de água
1 xícara de açúcar
Modo de preparo:
Levar ao fogo e deixar ferver até o sagu ficar transparente. Reservar

Levar ao fogo numa panela, 1 colher de sopa de manteiga, 2 xícaras de açúcar e raspas de 1 laranja. Depois de derretido e um pouco caramelizado, acrescentar a essa mistura, 1 litro de suco de laranja fresco sem deixar ferver. Adicione o sagu cozido com o açúcar e água. Deixe esfriar e leve ao freezer por +/_ 2 horas. Num copo alto ou numa tigelinha de sobremesa, adicione frutas picadas (morango, kiwi, abacaxi, goiaba, banana etc) e adicione o sagu de laranja geladinho..super refrescante!

 

The following two tabs change content below.

paneladevo

Receitas deliciosas para todas as vovós que quiserem repassar seus quitutes para as próximas gerações.

Últimos artigos de paneladevo (ver todos)