Bolinho de Abóbora e Carne Seca!

image_pdfimage_print

bolinhos de abobora com carne seca1 (2)

Imagine-se sentado numa espreguiçadeira à beira de uma  praia verde azulada e cristalina num dia lindo de sol com calor e brisa do mar batendo em no seu rosto trazendo aquela sensação de paz e conforto…isso para mim são férias quase perfeitas! Perfeita mesmo fica quando você chama um “garçon”  super simpático e solícito e pede pra ele trazer uns petiscos gostosos com água de coco bem geladinha. E lá vem ele com os bolinhos fritos de abóbora e carne de sol, super bem empanadinhos, quentinhos e sequinhos do excesso da fritura! E com uma porção generosa, daquelas de deixar a gente bem satisfeita até o horário do jantar, afinal ninguém é de ferro, e férias boas são do tipo em que comer bem faz toda a diferença para um prazeroso e merecido descanso.

E essa receita é uma delícia! Você pode fazer em casa para receber os amigos para assistir um filme na TV ou, no caso do marido, futebol na TV. Ou pra matar a saudade de dias de férias à beira da praia…

Ingredientes:

1,5 kg de abóbora moranga descascada e cortada em pedaços

300 g de carne seca dessalgada, cozida e desfiada

1 cebola picada

2 colheres de sopa de manteiga (ou manteiga de garrafa)

1 dente de alho

Farinha de trigo (+/- 1 xícara ou quanto baste)

Azeite

Sal a gosto

300 g de catupiry

Farinha de rosca ou Panko para empanar

Modo de Fazer:

Dessalgue a carne seca deixando-a de molho por mais ou menos 2 horas e cozinhe na panela de pressão por 50 minutos. Deixe esfriar e desfie retirando o excesso de gordura. Reserve.

Numa panela refogue no azeite, o alho e adicione os pedaços de abóbora. Adicione sal a gosto (não muito, pois a carne seca já é meio salgadinha) e cubra com água deixando cozinhar até amolecerem. Depois passe por um processador até virar um creme homogêneo. Volte para a panela e vá adicionando a farinha de trigo aos poucos sem parar de mexer. Acrescente a manteiga, mais um pouco de azeite e mexa até massa soltar do fundo da panela (parece massa de coxinha). Deixe essa massa descansar numa assadeira por umas 2 horas. Enquanto isso, refogue a cebola com 1 colher de sopa de manteiga e a carne seca. Se achar necessário, adicione sal. Reserve.

Quando a massa estiver fria, faça  bolinhas na mão untada com manteiga, amasse formando um disco e recheie com a carne seca e um pouco de catupiry. Feche o croquete e passe na farinha de rosca ou no Panko (que é um tipo de farinha de rosca japonês). Daí é só fritar em óleo bem quente ou numa fritadeira elétrica que não usa óleo. Sirva com um molho de pimenta daqueles dos bons!

 

 

 

The following two tabs change content below.

paneladevo

Receitas deliciosas para todas as vovós que quiserem repassar seus quitutes para as próximas gerações.

Últimos artigos de paneladevo (ver todos)